Fred Fontes solta o verbo e conta o que realmente ocorreu no FFC Perú

FRED FONTES

Essa seria uma semana para nós Brasileiros, amantes do MMA, em especial nós gaúchos das mais emocionantes, 3 Brasileiros no card do FFC, evento Peruano, e um deles faria sua estréia internacional, o Porto Alegrense Felipe Boaventura da Team Nogueira POA.
Para a surpresa de todos, de uma hora para outra simplesmente os Brasileiros sumiram do card do FFC e foram substituídos por atletas equatorianos sem o anúncio oficial da organização peruana, o que causou grande espanto em todos aqui no Brasil e também no Peru.
As lutas que estavam definidas a 2 meses, com publicidade, anuncio na internet e pôster de cada lutador brasileiro na webpage do FFC, os 3 atletas em questão, além de Felipe Boaventura de Porto Alegre, João Ferreira Vandamme de Belem e Fabio Marongiu do Rio de Janeiro são agenciados por Fred Fontes, que inclusive estaria presente com os atletas Brasileiros no Peru, então fomos até ele para saber de fato o que aconteceu e porque até o momento o FFC não se pronunciou sobre o ocorrido.

MMAniacos.com: Fred, primeiramente boa tarde, imaginamos que esses dias não estão sendo nada fáceis pra ti, mas poderíamos conversar e

Poster do FFC anunciando Felipe Boaventura

Poster do FFC anunciando Felipe Boaventura

tentar entender o que aconteceu com os atletas Brasileiros que estariam no FFC, o porque dos 3 terem saído do card de uma hora pra outra?

Fred Fontes: Claro que sim, é sempre um prazer poder estar com vocês do MMA Maniacos, bom, já que o FFC até o presente momento não deu uma declaração oficial sobre o que realmente aconteceu, eu estarei disponível para sanar qualquer dúvida, sem problemas!

MMAniacos.com: Qual o motivo do FFC ter retirado os brasileiros do card sem nenhuma explicação e já te-los substituídos por atletas Equatorianos?

Fred Fontes: Bom, em primeiro lugar, devo deixar claro que quem abriu mão do evento fui eu, como representante dos 3 atletas, entendendi que essa seria a melhor decisão, e assumo toda e qualquer responsabilidade.

MMAniacos.com: O que aconteceu então Fred?

Fred Fontes: No início das negociações, a uns 2 meses, me foi solicitado pelo FFC a presença do atleta Fabio Marongiu, para lutar com o Peruano Andrew Hawaiano, até 93 Kilos, a luta foi aceita nos moldes tradicionais, com o evento custeando todas as despesas do atleta e um segundo, ponto. Existem alguns lutadores que conseguem patrocínios ou possuem possibilidades de pagarem por seus boletos áereos, é habitual essa linha de negociação, trabalho dessa forma com eventos nos USA e na Europa tambem, então ofereci o Felipe Boaventura e o João Ferreira Vandamme, 2 desses atletas que tinham condições de custearem seus boletos, o que de fato, acaba contribuindo e muito para o evento, seja ele que evento for, em suma, ficou acertada então a participação dos 3 brasileiros no FFC do dia 11 de dezembro, como o evento se responsabilizando por 2 boletos áereos, acordado desde o inicio da negociação e 2 atletas custeando seus boletos áereos.
Acontece que o tempo foi passando e eu não recebia os 2 boletos áereos da primeira negociação (o que era condicionado a ida dos outros 2 atletas) e nem os contratos, diante de toda essa preocupação com o esgotamento do tempo, recebo um e-mail do Sr. Jackson Mora, responsável pelo FFC dizendo que o adversário do Fabio Marongiu havia se lesionado, que só iriam o Felipe Boaventura e o João Ferreira Vandamme, claro, estou a 14 anos nessa estrada e achei estranho ficar de fora logo o atleta que eles tinham que pagar o boleto aéreo? Ok, passaram mais alguns dias e nada do meu boleto áereo, foi quando dei o limite até a ultima sexta feira, já que os atletas viajariam na próxima semana, na segunda e na terça.
A organização do FFC não satisfeita, faltando apenas 3 dias para o Felipe Boaventura e o João Ferreira Vandamme viajarem me diz que estão com “problemas” e que não poderiam comprar meu boleto aéreo, perguntando se os 2 atletas poderiam ir sozinhos para o Peru. É claro que eu disse que não, que era um pedido absurdo, que eles eram uns irresponsáveis e por ae vai…. ao mesmo tempo, amigos que tenho no Peru me diziam que o FFC já teriam substitutos dos brasileiros, o que me deixou mais indignado, me fazendo ter a certeza que tudo estava armado para eles terem custo ZERO levando 2 Brasileiros ou então o plano B, levando 2 equatorianos (Equador fica ao lado do Peru, os mesmos vão de Bus), isso sem sequer se importar com os investimentos, compromissos e os sofrimentos encarados pelos atletas brasileiros, uma irresponsabilidade covarde jamais presenciada nos meus 14 anos no MMA, problemas acontecem, lesões, adiamentos, até cancelamentos de eventos, mas nada me foi comunicado, até a semana do eventos eles faziam entender que tudo estava normal, foi planejado em cima do deixar ficar tudo em cima do laço, propositalmente, para nós não termos escolha.
Foi então que tomei a decisão que ninguém mais iria lutar no FFC, porque diante de tantos problemas, tantas mentiras, e de não ter sequer meu boleto aéreo para viajar com os garotos, como teria garantias de que iriamos receber o pagamento dos atletas.

MMAniacos.com: Mas sabemos que você esta sempre levando lutadores ao Peru, algo esta acontecendo por lá, não é um mercado seguro?

Fred Fontes: O Perú é sim um mercado seguro, um dos mais requisitados da América Latina, posso garantir, tanto com as grandes organizações como os grandes atletas, tenho enorme confiança e carinho com os amigos que tenho no Peru, acontece que maus profissionais, pessoas de má fé, existem em qualquer seguimento, que sirva de lição, não é a primeira e nem será a ultima encrenca que vou bater de frente no “Fantástico mundo do MMA”, mas com o FFC nunca mais, já tivemos um problema, no passado, essa é a segunda vez, e algo muito mais serio, definitivamente cortamos relações, sonhos estavam em jogo, não se brinca com isso, faltou compaixão, hombridade, sem duvidas tal atitude mancha o MMA Peruano, mas diante de tudo, acredito que nos saímos bem, poderia ser muito pior, eventos Peruanos tradicionais como o Inka FC e o PFC com os quais os donos são meus amigos e trabalhamos juntos abriram suas portas para os atletas brasileiros, mas as datas dos boletos aéreos e a dificuldade de encontrar adversários em cima da hora dificultaram muito, então nada pode ser feito, a não ser retirar os atletas brasileiros do card.

MMAniacos.com: Quer deixar um recado final, fique a vontade!

Fred Fontes: Gostaria de pedir minhas sinceras desculpas a todos os envolvidos, aos atletas Fabio, Felipe e João, a Team Nogueira POA, A Elite, a Machado Team, aos amigos, familiares, treinadores e patrocinadores, gostaríamos muito que tudo acontecesse da melhor forma, mas infelizmente não foi possível.

 

 

 

 

Supported by Denver Jiu Jitsu and MMA Meltdown productions